Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Objetivos

Publicado: Segunda, 27 de Maio de 2019, 23h47 | Última atualização em Terça, 28 de Maio de 2019, 00h12 | Acessos: 664

Como fruto de uma pesquisa de pós-doutorado, o Atlas está materializado em uma plataforma digital de visualização de dados públicos e de fácil acesso para qualquer cidadão. A ferramenta de análise e visualização de dados utilizada é o Google Data Studio.

Os objetivos do estudo são diversos e começam pela necessidade de localização dos indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A Organização das Nações Unidas define esse processo como fundamental para o início das transformações das realidades hoje existentes, já que o tratamento dos problemas e questões numa microgestão é facilitado quando se é comparado ao território dos países.

De acordo com o PNUD-ONU, “uma revolução de dados deve ser promovida para contribuir com o acompanhamento e a realização dos ODS. Novamente, universidades, centros de pesquisa e até mesmo ONG´s e o setor privado, podem ajudar na tarefa de coletar, acompanhar e analisar os dados”.

A ONU centraliza os governos locais na agenda 2030, e acredita que eles devem incluir os ODS em suas estruturas políticas por meio de campanhas de comunicação e conscientização. Sendo assim, valorizando a estratégia adotada por cada município, outro objetivo do Atlas é a priorização das necessidades de cada um.

Outros objetivos são:

  •   Promover a governança cooperativa, onde setores da sociedade podem se informar melhor e colaborar com a gestão pública local;
  •   Justificar para novas tomadas de decisão governamental;
  •   Desenvolver conjunto de indicadores específicos para os territórios do Amazonas;
  •   Destacar casos de sucesso;
  • Alertar para realidades que precisam ser investigadas.
Fim do conteúdo da página